Se você curte Minecraft, aqui vão 15 fatos sobre o game que talvez você não sabia
Apesar de Minecraft ser considerado por muitos como um jogo infantil ou então como um game sem grandes gráficos, o game pixelizado da Mojang é um dos mais jogados da atualidade. Se você é um jogador ávido ou tem um em sua vida, provavelmente já teve pelo menos um breve encontro com o esse game que conquistou um número de adeptos maior que muitos clássicos AAA. Aqui estão algumas coisas que talvez você ainda não saiba sobre o mundo desse game.
1. A primeira versão do Minecraft foi criada em apenas seis dias
Em 2009, o programador e designer sueco Markus Persson decidiu criar um jogo sandbox, que permite a exploração gratuita e orgânica de um mundo virtual, para o lançamento de sua nova empresa, a Mojang AB. Persson começou a trabalhar no que hoje é o Minecraft em 10 de maio daquele ano, alterando o produto em incrementos até 16 de maio. A “versão alfa” do Minecraft fez sua estreia pública no dia seguinte.
2. O Minecraft não foi considerado completo por mais dois anos
Após o lançamento do Minecraft no PC, a Mojang atualizava e ajustava periodicamente o jogo até entregar o que a empresa considerava sua versão completa em 18 de novembro de 2011.
3. O primeiro nome do Minecraft era muito mais direto
Quando o criador do Minecraft iniciou o processo de desenvolvimento, ele se referiu ao projeto como Cave Game (jogo da caverna). O nome foi logo alterado para Minecraft: Order of the Stone e, finalmente, apenas Minecraft.
4. O Minecraft foi inspirado em vários outros jogos
O criador do Minecraft anunciou os videogames para PC Dwarf Fortress, Dungeon Keeper, RollerCoaster Tycoon e Infiniminer como as principais influências do Minecraft. Ele expressou estima particular por Infiniminer, afirmando que queria combinar seu charme estético com a jogabilidade no estilo RPG.
5. Creepers começou como um erro de codificação
Uma das espécies nativas mais estranhas do Minecraft é o creeper, um predador explosivamente carregado com uma aparência assustadora. O criador do jogo não se propôs a projetar tal monstro; ele estava tentando criar um porco, mas acidentalmente trocou as figuras para altura e comprimento desejados ao inserir o código. O resultado foi a monstruosidade que os jogadores conhecem e amam (ou odeiam).
6. Os jogadores teorizam que a linguagem do Enderman é na verdade o inglês ao contrário (ou em tom baixo)
Outra espécie assustadora de Minecraft é o Enderman. Embora a fala dessa criatura seja quase incompreensível para o ouvido humano, alguns fãs acreditam que são simplesmente palavras e frases em inglês (incluindo “hiya”, “here”, “this way”, “forever” e “what’s up?”) tocadas de trás para frente ou rebaixado em tom. Os desenvolvedores do jogo, no entanto, contestaram essa teoria.
7. Ghasts são dublados por um gato adormecido
Um outro monstro do Minecraft deve seus rumores vocais a uma criatura do mundo real. Qualquer jogador reconhecerá o gemido agudo do ghast, o cuspidor de fogo em forma de bloco residente do jogo. Esses sons são, na verdade, o resultado de uma gravação de áudio acidental do gato do produtor musical de Minecraft, Daniel Rosenfeld, quando o felino de repente acordou de uma soneca.
8. Minecraft desempenha um grande papel em uma escola sueca
Em 2013, a escola secundária Viktor Rydberg em Estocolmo introduziu Minecraft como parte obrigatória de seu currículo para todos os seus alunos de 13 anos. Um professor explicou o que fez o jogo valer a pena para os alunos: “Eles aprendem sobre planejamento urbano, questões ambientais, como fazer as coisas e até como planejar o futuro”.
9. Mas Minecraft é um negócio ainda maior na Dinamarca
O vizinho da Suécia ao sul divulgou uma afeição ainda mais impressionante pelo Minecraft. Em 2014, os funcionários estatais Simon Kokkendorf e Thorbjorn Nielsen, da Agência Dinamarquesa de Geodata, concluíram uma réplica em escala de toda a nação da Dinamarca dentro do jogo de construção de mundo digital para ajudar a aumentar o interesse em dados geográficos.
10. A fama do Minecraft é produto do marketing gratuito
De acordo com um estudo realizado pelo estudante de doutorado da Annenberg School of Communication, Alex Leavitt, um terço dos primeiros usuários do Minecraft ouviram falar do jogo pela primeira vez de amigos e outro terço descobriu o jogo através de vídeos do YouTube.
11. Apesar de reivindicar uma extensão infinita, o mundo do Minecraft viu seus limites
Em 2011, o criador do Minecraft foi ao seu blog pessoal para abordar as limitações do mundo supostamente ilimitado do jogo:
“Deixe-me esclarecer algumas coisas sobre os mapas ‘infinitos’: eles não são infinitos, mas também não há limites rígidos. Apenas ficará cada vez mais bugado quanto mais longe você estiver. O terreno é gerado, salvo e carregado, e renderizado em pedaços de 16*16*128 blocos. Esses pedaços têm um valor de deslocamento que é um número inteiro de 32 bits aproximadamente no intervalo de dois bilhões negativos a dois bilhões positivos.“
“Se você sair desse intervalo (cerca de 25% do distância de onde você está agora para o sol), carregar e salvar pedaços começará a sobrescrever pedaços antigos. A 16/th dessa distância, coisas que usam números inteiros para posições de bloco, como usar itens e encontrar caminhos, começarão a transbordar e agir de forma estranha.“
12. No entanto, um fã dedicado decidiu partir em uma busca sem fim
Os jogadores teriam que caminhar uma distância extrema, o equivalente digital de aproximadamente 7.500 milhas (mais de 12 mil quilômetros) antes de testemunhar um colapso sério de codificação. Esse deserto virtual era conhecido, apropriadamente, como as “Terras Distantes”.
Bem na época da postagem do criador acima mencionada, o jogador Kurt J. Mac decidiu testar os limites do Minecraft e viajar para as Terras Distantes. Ele começou sua busca em março de 2011. Não pense que é uma total perda de tempo; Mac ganhou bastante notoriedade no YouTube e ainda está transmitindo suas aventuras enquanto arrecada dinheiro para caridade hoje. Infelizmente, as FarLands foram removidas em uma atualização do jogo em 2011; você precisaria da versão 1.7.3 ou anterior para seguir os passos virtuais do Mac.
13. O avatar do criador do Minecraft possui uma característica única
Apropriadamente, o criador do Minecraft reservou um truque especial para seu avatar pessoal. Nas primeiras versões do jogo, seu personagem era o único residente que deixa cair uma maçã da mão assim que morria.
14. O criador do Minecraft abriu os lances com um tweet
Em junho de 2014, o criador do Minecraft enviou um tweet na esperança de avaliar o interesse de terceiros em comprar suas ações da Mojang. Três meses depois, ele vendeu oficialmente a empresa para a Microsoft por US$ 2,5 bilhões.
15. De vez em quando, o Minecraft erra seu próprio nome
Uma em cada 10.000 vezes que você joga o jogo, seu menu introdutório piscará um erro de ortografia de seu próprio título, invertendo o “E” e o “C” para ler “Minceraft”.
E você, gosta do game ou conhece alguém que curte Minecraft? Sabe mais alguma curiosidade? Deixe seu comentário para a GAMER_na_real!