O acordo da Sony em adquirir a Bungie tem o valor de 3.6 bilhões de dólares
Nessa segunda, dia 31 de janeiro, a Sony anunciou a sua mais nova aquisição: a desenvolvedora dos games Halo e Destiny, a Bungie. Embora seja uma aquisição para a Sony Interactive Entertainment, o que leva a aquisições significativas para o mundo PlayStation, a Bungie seguirá produzindo games multiplataforma, e será uma subsidiária independente da SIE, e será comandado por um conselho de diretores, como o CEO da Bungie Pete Parsons e o time de gerenciamento do estúdio.
Atualmente, o estúdio está desenvolvendo novos conteúdos para Destiny 2, além de trabalhar em novas IPs. Em um comunicado, a Bungie disse que todo o suporte multiplataforma para Destiny 2 continuaria e confirmou que seus futuros jogos não serão exclusivos do PlayStation.
O presidente e CEO da SIE, Jim Ryan, disse que a decisão de adquirir a Bungie foi motivada por sua estratégia “para expandir o alcance do PlayStation para um público muito mais amplo” e “evoluir as experiências de jogo que construímos”.
“A Bungie criou duas das franquias mais icônicas dos jogos, Halo e Destiny, e tem profunda experiência em trazer imersõess incríveis em grande escala para a comunidade por meio de jogos que evoluem e se desenvolvem ao longo do tempo, e tem um roteiro extremamente impressionante para conteúdo futuro.” ele disse.
“O histórico de sucesso da Bungie em publicação em vários formatos e serviços de jogos ao vivo nos ajudará a realizar nossas ambições de levar o PlayStation além do console e aumentar nosso público potencial.”
“Eles permanecerão independentes e multiplataforma, desfrutarão de liberdade criativa e seu histórico no desenvolvimento de franquias de enorme sucesso no gênero de atirador de ficção científica será altamente complementar ao portfólio de propriedade intelectual da SIE.”
“Este é um passo estratégico para continuar a evoluir as experiências de jogos que construímos. A experiência da Bungie em oferecer uma abordagem de serviços de classe mundial e envolvimento da comunidade a longo prazo é extremamente atraente e apoiará o desenvolvimento de vários títulos futuros de serviços ao vivo da PlayStation Studios. Da mesma forma, vemos que as habilidades excepcionais que a PlayStation Studios possue oferece o potencial de aprimorar o portfólio de IP existente e futuro da Bungie.”
Em uma postagem no Twitter, a Bungie falou sobre encontrar na Sony um parceiro que compartilha dos mesmos sonhos e da mesma visão criativa.
Hermen Hulst, chefe dos estúdios PlayStation, disse que o conhecimento técnico da Bungie e a experiência na construção de comunidades seriam compartilhados entre os outros desenvolvedores da SIE.
“No ano passado, expandimos para um total de 17 estúdios em todo o mundo. Novas adições nos ajudarão a estender o alcance de nosso IP, desenvolver novos jogos empolgantes e alavancar ainda mais os recursos técnicos do PS5 por meio do compartilhamento e colaboração de conhecimento”, disse ele.
“A experiência técnica da Bungie, juntamente com seu histórico de construção de comunidades altamente engajadas, a torna uma opção natural para a colaboração com a PlayStation Studios. Estamos empolgados em fazer planos para compartilhar habilidades e conhecimentos e liberar o potencial de ter as mentes brilhantes da Bungie sob o teto do PlayStation.”
Em sua própria declaração, a Bungie afirmou que ingressar na Sony a ajudaria a se tornar “uma empresa global de entretenimento multimídia”. Recentemente, a Sony tem feito a transição ativa de suas franquias de jogos para filmes de Hollywood .
“Tanto a Bungie quanto a SIE acreditam que os mundos dos jogos são apenas o começo do que nosso IP se tornará”, disse o CEO Pete Parsons. “Nossos universos originais têm imenso potencial e, com o apoio da SIE, vamos impulsionar a Bungie a se tornar uma empresa global de entretenimento multimídia dedicada a cumprir nossa visão criativa.”
O acordo marca a segunda vez que a Bungie foi adquirida por um detentor de plataforma. Na Microsoft , o estúdio criou a franquia de sucesso Halo antes de se separar e se tornar uma empresa privada em 2007.
A PlayStation tornou-se conhecida por seus jogos single-player de grande sucesso, como Spider-Man , The Last of Us e Ghost of Tsushima . Mas em maio passado, a Sony disse que planejava “desenvolver mais experiências lideradas por serviços” dentro de sua lista primária para lançamento dentro e fora do console, de acordo com seu foco crescente em lançamentos para dispositivos móveis e PC .
“Pretendemos aproveitar nossa crescente experiência e ambição nos jogos como um espaço de serviço para complementar nossa força contínua nos títulos de narrativa que os fãs do PlayStation conhecem e amam”, disse Ryan na época.
Comentando sobre a aquisição, o analista da Niko Partners, Daniel Ahmad, explicou por que a Sony escolheu a Bungie para ajudar a expandir suas ofertas de serviços ao vivo.
“A Sony sempre falou sobre F2P, GaaS e experiências multiplataforma como um fator de crescimento significativo para o PlayStation”, escreveu ele. “Ela afirmou no ano passado que mais de 25% de seus gastos na PlayStation Store no ano fiscal de 2020 foram de jogos F2P como Fortnite e Genshin Impact . Isso foi acima de 5% no EF16. A empresa vem explorando vários vetores de crescimento, conforme descrito em seu IR Day no ano passado.”
A Bungie anunciou anteriormente planos de trazer pelo menos um novo IP ao mercado antes de 2025. O acordo com a Bungie encerra um grande mês para aquisições na indústria de jogos, incluindo o acordo de US$ 13 bilhões da Take-Two para a Zynga e a compra da Activision Blizzard por US$ 70 bilhões pela Microsoft. E esse foi só o primeiro mês de 2022.
E aí, o que achou da novidade? Comente com a GAMER_na_real!