O gênero de jogos 4X saiu dos tabuleiros para o mundo dos consoles e PC.
Os jogos no estilo 4X são caracterizados pela estratégia, com uma jogabilidade complexa e que exige as melhores decisões do jogador, além de muito tempo de dedicação. Diferente de War, por exemplo, nos jogos 4X você pode avançar sua cidade, nação ou reino através da diplomacia, desenvolvimento econômico e tecnológico, culturas e rotas não militares para a supremacia, não colocando em primeiro plano a utilização de exércitos, mas sim vários pontos estratégicos para o avanço da sua sociedade.
O nome 4X foi criado por Alan Emich em 1993 enquanto mostrava uma prévia do seu jogo Masters of Orion. 4X vem do uso da letra X nas fases que o jogador necessita para avançar e prosseguir no jogo: eXplore, eXpand, eXploit, and eXterminate (investigue, expanda, explore e extermine). Embora o termo para esse gênero tenha surgido nessa época, o primeiro jogo do gênero foi Cosmic Balance II, lançado em 1983 para Atari e Apple II.
Os primeiros jogos nesse estilo se basearam em jogos de tabuleiro, nos quais utilizam a mesma premissa de dominação mundial. Jogos estilo 4X levam o Gamer Na Real a uma experiência única, onde cada decisão, cada pedaço de terra, cada acontecimento dentro do reino, podem alterar o avanço da sua nação. Isso exige um bom tempo de jogatina, dedicação, estudo sobre o game e a boas tomadas de decisões, evitando a dizimação da sua sociedade.
Os jogos podem levar um longo tempo para serem completados pois a quantidade de micromanagement (elementos menores e detalhados controlados manualmente pelo jogador) necessária para manter um império aumenta conforme ele se expande. Por esta razão, são por vezes criticados por serem entediantes. Respondendo às críticas várias produtoras tentaram melhorar esse ponto ao limitar esses elementos, com variados graus de sucesso.
O jogador que inicia a experiência do 4X pode ficar desmotivado no início, pois esses jogos exigem muita paciência e muita jogatina para a evolução do game. Sendo assim, o jogador deve estar ciente que sua sociedade, comunidade, reino ou império, não vai evoluir do nada e que vai precisar se dedicar aos detalhes, pois todos eles contam para o desenrolar do jogo.
Você realmente vai precisar administrar todos os acontecimentos, todas as decisões, desde construções, avanços de território, parcerias diplomáticas, guerras travadas, avanço da agricultura, da tecnologia, da engenharia e da economia. Dessa forma, sua sociedade vai prosperar e crescer, e quanto mais ela crescer mais detalhes terá para o jogador se preocupar, podendo fazer com que uma partida do jogo possa durar horas.
Mesmo assim, é um gênero que permite a completa imersão do jogador, além de não ter uma jogatina linear, permitindo o jogador a ter vários rumos quanto a história criada diante as suas decisões. Além disso, esse gênero tem muitas temáticas disponíveis, entre as medievais, galáticas, de heróis, fantasia, evolução humana, entre outros.
Muitos jogos 4X foram publicados no meio da década de 1990, mas foram posteriormente ultrapassados em venda por outros tipos de jogos de estratégia. No novo milênio, vários lançamentos de 4X se tornaram um sucesso comercial e de críticas.
Alguns dos principais games do gênero:
Age of Wonders III
Age of Wonders: Planetfall
Civilization VI
Crusader Kings II
Endless Legend
Endless Space
Endless Space 2
Europa Universalis IV
Galactic Civilizations III
Hearts of Iron IV
Hegemony III: Clash of the Ancients
Master of Orion
Sins of a Solar Empire
Stellaris
Warhammer 40,000: Gladius – Relics of War
Warlock: Master of the Arcane
E você, Gamer_Na_Real, já conhecia esse gênero de game? Conta para nós aqui nos comentários se já jogou algum!