4 jogos cancelados que seriam grandes lançamentos, mas que acabaram sendo colocados na gaveta.
A cada ano, muitos lançamentos de jogos são esperados pelos gamers em geral. Alguns títulos ganham muita expectativa quando anunciados, tanto pela sua jogabilidade, gênero ou até mesmo pela empresa desenvolvedora. Porém, nem sempre a promessa de lançamento é cumprida, e acaba que a decepção se torna geral entre os gamers.
A GAMER_na_real reuniu aqui alguns títulos de jogos cancelados que eram promessas de sucesso mesmo antes do lançamento, mas que por algum motivo foram cancelados antes mesmo de estarem disponíveis.
Star Wars 1313
Anunciado em 2012 com previsão de lançamento para 2013/2014, Star Wars 1313 era um jogo que prometia uma jogabilidade incrível. o jogo surpreendeu toda a legião de fãs da franquia por apresentar algo inovador desde então: o jogo seria focado em combates com armas de fogo em terceira pessoa utilizando uma gameplay semelhante ao que foi visto na franquia Gears of War e Uncharted, onde o jogador se protege com o sistema de cobertura e atira nos inimigos e explora os cenários, ao invés de utilizar a força e o clásico sabre de luz nos combates.
Além disso a temática do título seria mais adulta, envolvendo assuntos como terrorismo e até mesmo prostituição, algo que teve inspiração direta na franquia GTA. o jogador iria controlar um caçador de recompensas explorando o submundo do crime localizado em Coruscant, capital da galáxia. E na trama, que se passaria entre A Vingança dos Sith e Uma Nova Esperança, o caçador teria que desvendar uma conspiração criminal.
E para aumentar ainda mais a expectativa, o game era produzido pela LucasArts, o studio de George Lucas, grande produtor de filmes de sucesso como a franquia de Star Wars e Indiana Jones.
Porém, nesse meio tempo, a Lucas Arts foi adquirida pela Disney, que decidiu fechar a desenvolvedora de jogos. Mesmo assim, anos depois foi lançado Star Wars Jedi: Fallen Order pela Eletronic Arts. Inclusive há boatos de que a Eletronic Arts possui todo o material da produção de Star Wars 1313, portanto, ainda há uma pequena chance de que o jogo seja lançado, ou pelo menos um título com a temática semelhante. Vamos torcer.
1666 Amsterdan
1666 Amsterdan seria um jogo com uma pegada medieval, onde o protagonista tinha poderes de magia negra e conseguia controlar animais para algumas missões. Literalmente, o personagem principal era pra ter ligação com as trevas, e foi descrito pelo jornalista Brandon Sheffield, que estava presente na conferência de desenvolvedores europeus em 2016 (onde o jogo foi apresentado), que o jogo seria “pior que o próprio demônio”.
A expectativa de lançamento era enorme, já que o jogo estava sendo produzido pelo mesmo criador de Assassins Creed, Patrice Désilets. Desilets trabalhava para a THQ Montreal, depois de ter saido da Ubisoft. Porém, a Ubisoft acabou comprando a THQ na época em que o jogo era desenvolvido, e acabaram demitindo Désilets, e consequentemente cancelando o jogo. O Criador até entrou com uma ação na justiça, e acabou recebendo de volta os direitos por 1666 Amsterdan. Então a esperança é que talvez um dia ele seja finalizado e saia do papel.
O jogo tem muito pouco material disponível na rede, e o que melhor podemos conferir é a gravação feita por Sheffield na conferência em que o game foi apresentado.
Titan
Por volta de 2007, usuários descobriram que a Blizzard estava trabalhando em um novo “MMO de próxima geração”, algo que foi confirmado pela empresa no ano seguinte e, em 2010, informações vazadas revelaram o título “Titan” com lançamento previsto para 2013.
O objetivo dos desenvolvedores era criar um concorrente para World of Warcraft, que já fazia um grande sucesso. O jogo seria ambientado na era Forerunner, período pouco explorado nos jogos, mas que é muito importante para universo e mitologia da franquia. O estúdio encarregado do desenvolvimento do game foi a Ensemble Studios, que na época era a desenvolvedor da série Age of Empires e posteriormente veio a se tornar a responsável pelo primeiro Halo Wars. Como a equipe, que estava cada vez mais em evidência, desejava trabalhar em um MMORPG, o projeto caiu perfeitamente para o estúdio.
Porém, em 2014 foi oficializado o cancelamento do game, e o motivo foi o que mais chamou a atenção: a empresa declarou que o projeto era “ambicioso demais”. Morhaime, que era co-fundador da Blizzard na época do desenvolvimento de game, falou no ano passado um pouco mais sobre Titan, revelando que a razão para ele ter sido cancelado foi a falha da empresa em gerenciar o escopo geral do projeto que visava ser um sucessor do popular World of Warcraft.
“Nós tentamos bastante não anunciar qualquer jogo que não estava pronto para ser anunciado ou que nós não tinhamos certeza de que iriamos lançar. Titan é uma exceção disso já que queriamos que ele fosse a nossa próxima geração, um tipo de sequência para World of Warcraft. Nós pegamos muitos dos nossos desenvolvedores veteranos e os colocamos nesse projeto. E eu acho que onde nós realmente falhamos foi no controle do escopo. Ele era muito ambicioso.”
Silent Hills PT
PT chegou com os dois pés na porta do mundo dos games de terror. PT é a abreviação para playing teaser, o que realmente o Silent Hill PT era.
No dia 12 de agosto de 2014, a Sony realizou uma conferência de imprensa durante a Gamescom. Um trailer estranho mostrava uma experiência de horror e falava do primeiro teaser jogável do mundo, seguido por uma montagem com pessoas reagindo assustadas.
Descrito apenas como um projeto do estúdio desconhecido 7780s, o download de P.T. foi imediatamente liberado na PS Store. Apesar de sua curta duração, demorou cerca de seis ou sete horas para que as primeiras pessoas conseguissem vencer os puzzles e completar a experiência.
Apenas no fim da gameplay que o teaser se revelava como um futuro Silent Hill, e melhor ainda: criado por Hideo Kojima, com participação de Guilherme Del Toro e com Norman Reedus como protagonista (hoje ele é protagonista de Death Stranding, também de Kojima). Ou seja, era uma grande produção, com grandes nomes envolvidos, o que deixou os fãs ansiosos pelo lançamento.
Porém, devido um desentendimento entre Kojima e a Konami, empresa desenvolvedora no qual Kojima trabalhava na época, fez com que ele saísse do estúdio e acabasse deixando o Silent Hill somente no teaser, infelizmente. Hoje, Silent Hill PT não está disponível para download, mas o sucesso foi tanto que consumidores da Playstation pagam valores maiores por consoles que possuem o teaser instalado.
Além disso, PT revolucionou os games de terror e inspirou muitos outros lançamentos, pois possuía uma atmosfera de terror única, elementos e cenários que complementavam muito bem a experiência e levava o jogador a uma completa imersão durante a gameplay.
E você já ouviu falar sobre alguns desses games, ou esperava eles serem lançados e se decepcionou com o cancelamento? Comenta aqui pra gente!