Lançado na década de 70, o Magnavox Odyssey foi o primeiro vídeo game doméstico comercializado

Nos dias de hoje, as infinitas opções de jogos, consoles e periféricos para jogos eletrônicos nos trás uma enorme gama de possibilidades de entretenimento. Mas todo sucesso de um mercado promissor como o de vídeo games teve que começar com o primeiro console. E esse pioneiro foi o Magnavox Odyssey.

Lançado em 1972 pela empresa Magnavox como o primeiro vídeo game doméstico do mundo, o Odyssey revolucionou o ramo de tecnoligia e entretenimento daquela década. Visto como uma novidade e prometendo render horas de diversão em família, não demorou muito para virar febre. Hoje com o avanço da tecnologia em games, chega a ser engraçado em como funcionava o Odyssey naquela época.

Conheça um pouco mais sobre o vídeo game mais antigo já comercializado!

O console

Odyssey 100

O sistema do console era muito simples. não tinha cor, som, não conseguia mostrar texto na tela e sequer tinha um processador muito menos um sistema de salvamento. O console era basicamente uma caixa marrom, branca e preta, e se conectava ao aparelho de TV, tendo mais dois controles conectados ao console.

Justamente pelo console não ser nada potente em gráficos, era acompanhado por acessórios bem inusitados, filmes plásticos coloridos que eram aplicados manualmente na tela da TV, afim de melhorar a imagem do jogo. Esses filmes eram chamados de overlay. Além disso, ofertava itens como cards, dados, dinheiro de mentira e fichas no estilo de pôquer. A ideia era permitir jogos de tabuleiro associados ao Magnavox para quem preferisse algo mais tradicional.

Outra possibilidade que a ferramenta proporcionava era expandir um pouco os recursos da plataforma: sem memória, o console não podia salvar resultados e placares e mesmo mostrar texto. Então as fichas e cards acabavam virando um complemento essencial em vários games.

Outro acessório do videogame era um rifle vendido sob o nome de “Shooting Gallery” para o Odyssey. O item era usado para acertar alvos na tela, e se popularizou ainda mais quando a Nintendo lançou a pistola Zapper do NES durante os anos 1980.

Os controles, projetados para sentar em uma superfície plana, continham um botão marcado Reset na parte superior do controlador e três botões: um do lado direito do controle e dois do lado esquerdo com um estendendo-se do outro. O botão de redefinição redefine os elementos individuais dependendo do jogo, como tornar o ponto de um jogador visível após ser desligado. O sistema podia ser alimentado por baterias.

Desenvolvimento

Ralph H. Baer

O hardware foi projetado por uma pequena equipe liderada por Ralph H. Baer da Sanders Associates, enquanto a Magnavox completou o desenvolvimento e o lançou nos Estados Unidos em setembro de 1972 e no exterior no ano seguinte. 

Originalmente, a ideia era criar simuladores e recursos de treinamento para militares, mas Baer percebeu rápido que suas criações tinham óbvias aplicações no entretenimento. A Magnavox, uma fabricante americana de eletrônicos que existe até hoje, tinha uma divisão de televisores e se interessou pela ideia. A empresa comprou os protótipos de Baer e investiu na criação de um produto que permitiu aos consumidores jogar em seus aparelhos de TV.

O primeiro protótipo foi construído em 1966, que podia exibir e mover uma linha vertical em uma tela de televisão. Baer demonstrou o protótipo ao diretor de pesquisa e desenvolvimento da Sanders, Herbert Campman, que hesitantemente concordou em financiá-lo com ajuda de custos de mão de obra e componentes, tornando-o um projeto oficial.

Depois de muitos protótipos, recusas de empresas e de uma crise mundial no final dos anos 60, finalmente a Magnavox aceitou produzir o console e começou a anunciar o Odyssey, que passou a ser fabricado em 1971 e vendido em 1972.

Jogos

Um total de 28 jogos distribuídos em 11 cartas de jogo diferentes foram lançados para o Magnavox Odyssey. 13 jogos foram incluídos com o console, um conjunto de 12 na América e um conjunto diferente de 10 em outros países, com seis outros disponíveis para compra individualmente ou em um pacote; os jogos adicionais usaram principalmente os mesmos cartões de jogo com sobreposições de tela e instruções diferentes. 

Outro jogo, Percepts , estava disponível gratuitamente para os jogadores que enviaram um cartão de pesquisa. Um acessório de arma leve, Shooting Gallery , estava disponível para compra e incluía quatro jogos em duas cartas que usavam o rifle. Os quatro jogos finais foram lançados para venda em 1973. O console não impõe as regras do jogo ou mantém o controle da pontuação dos jogos; isso é deixado para os jogadores.

Somando todas as atualizações do Odyssey, o console possuía ao todo 33 jogos.

Analogic
Beisebol
Basquetebol
Treino de basquete
Brain Wave
Gato e Rato
Dogfight
Futebol americano
Fun Zoo
Gridball
Handebol
Casa Assombrada
Hóquei
Invasão
Viagem Interplanetária
Percepts
Practice
Safari Pré-histórico
Roleta
Galeria de tiro
Tiroteio
Simon diz
Esqui
Smash
Futebol
Squash
Estados
Submarino
Tênis de mesa
Tênis
Voleibol
Ganhar
Destrua

Atualizações e versões

Depois do seu lançamento e das vendas começarem a aumentar, o Odyssey foi sendo aperfeiçoado, e em cada atualização do console, uma nova versão era inserida no mercado.

Odyssey 100: Foi o primeiro console comercializado.

Odyssey 200: Foi o segundo console da série, lançado no mesmo ano de seu antecessor, Odyssey 100. Vinha com dois chips da Texas Instruments, que adicionavam o jogo smash e algumas marcações na tela. Até 4 pessoas podiam jogar nela em simultâneo.

Odyssey 300: Terceiro console da série. Lançado em 1976, a grande diferença do seu antecessor, Odyssey 200 era o design.

Odyssey 400: Quarto console da série. Também foi lançado em 1976 e foi o primeiro a ter um placar digital (graças a um chip da Texas Instruments).

Odyssey 500: Quinto console da série. Também foi lançado em 1976 e teve os tradicionais batedores trocados por desenhos de jogadores, além de mais 4 jogos.

Odyssey 2000: Sexto console da série. Lançado em 1977, tinha quatro jogos (Tênis, Hockey, Smash e Practice) e só era possível jogar com um ou dois jogadores.

Odyssey 2001: Lançado somente na Europa em 1977, e o equivalente ao Odyssey 4000 americano. Esse console tinha três jogos coloridos (Tennis, Hockey e Squash), graças ao chip National Semiconductor MM-57105-N. O som e a pontuação são controlados pela TV.

Odyssey 2100: É a versão europeia do que seria um Odyssey 5000 americano. Por causa do chip National Semiconductor MM-57186-N, ele tinha seis jogos coloridos com variantes, o que somava 23 jogos.

Odyssey 3000: Lançado em 1977, foi o sétimo console da série. Vinha com controles destacáveis e com os quatros jogos de sempre (Tennis, Hockey, Smash e Pratice).

Odyssey 4000: Foi o último console da série Odyssey nos EUA. Vinha com os controles destacáveis e novos jogos (Soccer, Tênis, Hockey, Gridball, Smash, Smash Practice, Basketball e Basketball Practice).

Odyssey 5000: O último console oficial. Nunca foi lançado, ficando apenas no protótipo. O mais moderno da categoria Odyssey.

No vídeo abaixo é exibida a primeira propaganda do console, onde mostra as funcionalidades do Odyssey:

E você que acompanha a GAMER_na_real, conhecia o Odyssey? Deixe seu comentário!

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Davi Cardoso

Magnavox odyssey 1

1
0
O que achou desta notícia? Comente...x