Um mês depois do lançamento, Phasmophobia já era um dos jogos mais acompanhados nas lives da Twitch.
Phasmophobia é um jogo de terror com objetivo na sobrevivência criado de forma independente pela Kinetic Games e lançado pela Steam em setembro de 2020 para PC, juntamente com suporte para realidade virtual.
O jogador se reúne num grupo de até quatro amigos, que juntos formam uma equipe de caçadores de fantasmas, ou exploradores de locais assombrados. Eles são contratados para ir até uma localização e descobrir qual o tipo de fantasma que habita aquele local.
Para isso, a equipe conta com várias ferramentas paranormais, câmeras, microfones, velas, lanternas, termômetros, tabuleiros ouija, crucifixos, entre outros objetos e dependendo de como o fantasma agir diante dessas ferramentas eles podem descobrir qual tipo ele é.
Diferente de muitos jogos de terror, no Phasmophobia você não derrota o fantasma. O principal objetivo é apenas descobrir qual tipo ele é e se manter vivos, completando todos os objetivos secundários de cada missão.
Os fantasmas são divididos em 14 tipos: espírito, espectro, fantasma, poltergeist, banshee, jinn, alb, revenant, sombra, demônio, yūrei, oni, the goryo e myling, sendo esses dois últimos disponibilizados na última atualização do game. Para descobrir qual deles é o fantasma que está assombrando aquele lugar, os jogadores devem coletar evidências do mesmo e anotar em um diário.
A comunicação é feita através de chat de voz próprio do jogo, o qual inclusive o fantasma pode reagir e responder, dando sinais no ambiente ou até mesmo falando com algum dos jogadores.
O jogo foi visto pela primeira vez em 6 de março de 2020, quando sua página na Steam tornou-se pública. Um trailer de anúncio foi lançado três meses depois, anunciando suporte VR adicional e uma data de lançamento para acesso antecipado. Em 18 de setembro de 2020, o jogo foi lançado com acesso antecipado.
Em outubro do mesmo ano o jogo já tinha estourado na popularidade. Aproveitando a época de Halloween, grandes streamers e youtubers realizaram gameplays de Phasmophobia, fazendo com que o jogo fosse o quinto game mais visto na Twitch em um curtíssimo espaço de tempo, ultrapassando sucessos como Among Us, Fortnite, FIFA 21 e Genshin Impact. Isso provavelmente se deve ao fato de o jogo ter acesso antecipado no início da temporada de Halloween, além de ser semelhante em popularidade à sua inspiração, o Sillent Hill PT.
O jogo tem uma pegada bem sombria e misteriosa. Diferente de alguns jogos de terror que utilizam dos jump scares (sustos repentinos) para causar medo, Phasmophobia tem uma atmosfera mais pesada, que se desenvolve conforme o tempo vai passando e o fantasma vai reagindo as ações dos jogadores. Mesmo dando alguns sustos, o terror é bem mais enfatizado no psicológico.
Mesmo não podendo derrotar o fantasma, o mesmo pode matar a equipe, um por um. Depois do jogador morto, ele não pode se comunicar com o restante da equipe, mas consegue andar por todo o ambiente como um fantasma também, mas sem a função de atacar os jogadores. Ainda assim, a partida é completa se ao menos um dos caçadores de fantasmas sair vivo e identificar que entidade era.
A equipe vai adquirindo experiência ao final de cada partida, além de dinheiro como recompensa, que pode ser usado para adquirir mais ferramentas para os próximos trabalhos como caçadores.
A súbita popularidade de Phasmophobia fez do game alvo para ataques de hackers, que buscam assustar jogadores e streamers na Twitch. Ao utilizar hacks e modificações no jogo, esses hackers têm conseguido entrar em salas privadas, colocar mais de um fantasma por partida, mover objetos e até mesmo inserir assombrações no lobby, área que deveria ser segura. A produtora Kinetic Games está ciente do problema e tem lançado consertos para combater os usuários mal-intencionados.
Phasmophobia recebeu muitas críticas positivas. Rich Stanton, da PC Gamer, chamou-o de “o melhor jogo de fantasma já feito”, além de declarar que era “diferente de tudo que eu já joguei”. O jogo é bastante original e imaginativo, além de ser assustador. Os mapas do jogo foram bem planejados e que o nível de progressão foi bem definido. Embora algumas análises tenham criticado o jogo por suas animações e certas redundâncias, eles sentiram que provavelmente seriam suavizados com atualizações constantes antes do lançamento do jogo.
Logo que foi lançado, Phasmophobia recebeu duas indicações à prêmios: o The Game Awards 2020, onde ganhou o prêmio de melhor jogo de estreia e o Steam Awards 2020, onde foi indicado para jogo do ano em realidade virtual, onde perdeu para Half-Life: Alyx.
Phasmophobia está disponível apenas para PC até o momento e os requisitos de configurações mínimas indicados pela Steam são:
Sistema operacional: Windows 10 (64 Bits);
Processador: Intel Core i5-4590 ou AMD FX 8350;
Memória RAM: 8 GB;
Placa de vídeo: Nvidia GTX 970 ou AMD Radeon R9 290;
Armazenamento: 13 GB de espaço disponível.
Abaixo, o trailer oficial do jogo, mostrando em gameplay toda a atmosfera assustadora de Phasmophobia:
E você, GAMER_na_real, curte jogos de terror? Já conhecia o Phasmophobia? Comenta com nós aqui, e se quiser indicar outros jogos de terror, fique a vontade!