Com aumento de demanda e escassez de componentes, produção de placas de vídeo só deve estabilizar em 2023
Não é novidade que desde o início da pandemia mundial de Covid19, a demanda de plataformas gamers, tanto de consoles como de PC, aumentaram, além de computadores e laptops para inclusão de home office no dia a dia das pessoas. Sendo assim, a demanda de semicondutores como placas de vídeo e CPUs também aumentou significativamente.
Porém o aumento dessa demanda, devido a implementação de medidas de distanciamento social, em conjunto com uma pandemia que acabou por fechar cadeias de suprimentos considerados essenciais ao ramo de games tornou o mercado de hardware completamente desestabilizado.
As altas nos preços de eletrônicos, de acordo com o IBGE, foi de 8,68% no país, em 2021. Já os consoles foram os que tiveram as maiores altas, chegam em 17,05% em relação ao ano anterior. Já os valores em placas de vídeo, principalmente da AMD e Nvidia, chegaram a aumentar 9% entre maio e agosto desse ano, contrariando a possibilidade de se encaminhar para a normalização ainda em 2022, como disse Lisa Su, CEO da AMD, em entrevista a CNBC em setembro desse ano.
Também em entrevista para a CNBC, Pat Gelsinger, CEO da Intel, afirma que as ações da empresa chegaram a cair em mais de 8% nas negociações estendidas na quinta-feira em um relatório de vendas mais fraco do que o esperado. A Intel culpa o baixo fornecimento de componentes, que fez com que a entrega de seus chips para PC caíssem em 2% durante o último trimestre, que foi encerrado em 2 de outubro.
“Estamos no pior momento, a cada trimestre do próximo ano ficaremos cada vez melhores, mas eles não terão equilíbrio entre oferta e demanda até 2023”, disse Gelsinger, contrariando a CEO da AMD, Su. A oferta desses componentes só deve aumentar conforme a estabilização da pandemia, além das fabricantes de placas e componentes terem que se adequar novamente ao mercado, que não deve diminuir sua demanda mesmo após o fim da pandemia, pois a mesma trouxe ao mundo a possibilidade de home office e de novos hábitos que devem manter-se mesmo com a normalidade reinstaurada.
O que podemos concluir é que mesmo levando um pouco mais de tempo, a expectativa de mercado é de melhora, e que logo a escassez desses componentes deve ser normalizada. E você, já montou seu setup dos sonhos ou também está na espera de melhora de mercado? Mesmo com tudo isso, a GAMER_na_real ainda tem os melhores preços. Dá uma conferida lá e conta pra gente qual vai ser sua próxima aquisição para turbinar seu PC!