A GAMER_na_real traz uma lista com os consoles antigos que estiveram em alta no seu lançamento e são lembrados até hoje.

Vídeo games tem sido sucesso desde os primeiros consoles lançados no mercado. Com baixos gráficos, jogabilidade algumas vezes suspeitas e na maioria das vezes difíceis de encontrar, alguns consoles antigos superaram barreiras e acabaram sendo super populares entre jogadores em todo o mundo.

Alguns anos para cá, esses consoles tem se tornado itens cobiçados por consumidores de games, tanto pela nostalgia que os jogos e o próprio console traz ao gamer quanto pela valorização desses consoles, que quanto mais bem conservados estiverem, maior o valor deles em mercado.

A GAMER_na_real trouxe uma lista com alguns consoles antigos que foram (e ainda são) sucesso entre as crianças (e agora os adultos) daquela época.

Super Nintendo

Super Nintendo Entertainment System (Super NES ou SNES ou Super Nintendo) é um console de videogame de 16 bits desenvolvido pela Nintendo que foi lançado em 1990 no Japão, 1991 nos Estados Unidos, 1992 na Europa e Austrália (Oceania) e América do Sul em 1993. É um dos consoles mais famosos da marca. Quadrado e com botões roxos, o Super Nintendo é um símbolo importante para jogadores, se tornando ícone do mundo gamer.

Grande parte do sucesso do videogame vem dos jogos exclusivos, que conquistaram fãs graças aos heróis carismáticos, enredos criativos e jogabilidade interessante, como Super Mario, Metroid e The Legend of Zelda.

Odyssey

SONY DSC

Odyssey ou Videopac (G7000) foi uma console de videogame bastante popular nos anos 70 e 80. No Japão o console foi lançada em 1982 com o nome Odyssey também. O sistema chegou ao Brasil em maio de 1983.

O aparelho não tinha tantos títulos como os concorrentes, mas deu fama a muitos games, como o genérico de Pac-Man, Come-Come, além de Abelhas Assassinas e Didi na Mina Encantada, com participação do personagem famoso de Renato Aragão. Por ser raro, o videogame não é facilmente encontrado, e as unidades mais conservadas são vendidas por até R$ 10 mil. O dispositivo é tão antigo que há discussões sobre até que ponto era digital ou analógico.

Nintendo 64

Nintendo 64 foi um console de videogame da quinta geração lançado pela empresa japonesa Nintendo, em 23 de junho de 1996 no Japão. Lançado como um console com gráficos de 64 bits, foi o último a ser fabricado pela Nintendo com a utilização de cartuchos, e foi um dos consoles mais consagrados da empresa.

Ainda hoje o console é procurado pelos apaixonados por Nintendo.  Há mais de 350 jogos disponíveis para o 64, várias edições especiais, como Donkey Kong e Pikachu, e, além disso, o sucesso do videogame rendeu diversos emuladores para PC. Entre os títulos de maior destaque estão The Legend of Zelda: Ocarina of Time e Super Mario 64.

Atari 2600

Lendário, o console marcou a vida dos jogadores nos anos 70 (e 80, no Brasil) com jogabilidade inovadora, cores incríveis e títulos que sobreviveram ao tempo. Dos cartuchos ao controle com manete, tudo no videogame contribuiu para torná-lo icônico. Teve grandes títulos, como BreakOut, Pac Man, Donkey Kong, Centipede e Pong, os quais fizeram o Atari 2600 se tornar um dos consoles mais aclamados pela comunidade gamer.

Mega Drive

O Mega Drive competia diretamente com o Super Nintendo, não só pelo desempenho da máquina, mas também pela briga entre as principais franquias de cada console: Sonic x Super Mario. Ainda hoje, vários amantes de consoles mais antigos procuram o Mega Drive para sua coleção. Um clássico dos 16-bits, o console marcou uma geração de fãs brasileiros, com jogos como Ayrton Senna’s Super Monaco GP II, Fifa Soccer 97 Gold e Mortal Kombat 2 e 3.

PlayStation One

Um clássico instantâneo, o PlayStation 1 revolucionou o mundo dos consoles desde os anos 90 até 2006, quando teve a produção descontinuada. Porém foi o console que deu o ponta pé inicial no grande sucesso da Playstation até hoje, que já está na quinta geração do console. O videogame rodou títulos populares como Resident Evil, Tomb Raider, Final Fantasy VII, Gran Turismo e Crash Bandicoot, e vendeu mais de 100 milhões de unidades pelo mundo. Para completar, o PS1 serviu para popularizar os saves, a partir dos memory cards, o que era algo revolucionário para os games na época.

E você, chegou a jogar em algum desses? Lembra de algum outro clássico que marcou gerações de apaixonados por games? Conta aqui pra nós!

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
O que achou desta notícia? Comente...x