Mudança de nomes e promessa de jogos rivais. Saiba mais sobre a separação de FIFA e Eletronic Arts

Depois de um contrato de quase 30 anos, a FIFA e Eletronic Arts encerram sua parceria. Embora o rumor do fim da parceria entre as duas já estar perpetuando por mais de um mês, na última terça a EA emitiu a nota oficial de que o último jogo desenvolvido com o nome da entidade máxima do futebol será o FIFA 23.

Como a EA não poderá mais fazer uso do nome FIFA, o game passará a se chamar EA Sports FC. De acordo com a desenvolvedora do jogo, as mudanças serão pequenas, graças ao mais de 300 contratos de uso de imagem e nome que a mesma possui com times de futebol do mundo todo. Ainda em julho desse ano, o FIFA 23 deve ser lançado, e mais detalhes sobre o novo formato do game serão divulgados.

A história de parceria das duas empresas começou em 1993, quando a EA lançou o game FIFA Internacional Soccer. Com mais de 40 jogos lançados em diferentes plataformas, se tornou o maior rival do Pro Evolution Soccer, o famoso PES, que também teve uma mudança de nome esse ano, passando a se chamar eFootball. Desde então, sempre houve aquela rivalidade saudável entre os fãs das duas franquias, em defesa do seu game favorito.

No final de 2021, a EA já estava cogitando sobre a mudança de nome da franquia, já que a renovação de contrato aconteceria no próximo ano, e a FIFA estava pedindo mais do dobro do valor em vigor para a renovação da licença de uso do nome e imagem da entidade, além de inserir algumas limitações sobre esse uso, o que deixou a desenvolvedora com um pé atrás quanto a renovação.

Ele é top, capa do Fifa”: os craques que já estamparam a capa do game de  futebol | Jovem Pan

A surpresa disso tudo é que, logo após o anuncio da Eletronic Arts da nova identidade da franquia, a própria FIFA anunciou que irá entrar no mercado de games, como rival do recém anunciado EA Sports FC. Em seu próprio comunicado, a FIFA disse que a separação da EA permitirá que ela lance novos videogames de futebol desenvolvidos com estúdios e editores de terceiros, “fornecendo mais opções para os fãs de futebol e jogos” no período que antecede a Copa do Mundo da FIFA Catar 2022 e Copa do Mundo Feminina da FIFA Austrália e Nova Zelândia 2023.

De acordo com o órgão de futebol, as discussões estão em andamento com principais editores de jogos, empresas de mídia e investidores em relação ao desenvolvimento de um novo jogo de futebol de simulação da FIFA para 2024, que competiria diretamente com a EA Sports FC. Antes disso, vários jogos de “não simulação” já estão em produção e serão lançados durante o terceiro trimestre deste ano, o primeiro dos quais é descrito como “uma experiência de jogo personalizada” com a Copa do Mundo da FIFA Qatar 2022.

Franquia de jogos FIFA vai mudar de nome para EA Sports FC; entenda caso |  Jogos de esporte | TechTudo

Projetos adicionais também estão sendo discutidos com as editoras antes da Copa do Mundo Feminina da FIFA do próximo ano, disse. Em uma declaração com palavras fortes, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, insistiu que apenas os jogos com sua licença oficial seriam credíveis para os fãs de futebol.

“Posso garantir que o único jogo autêntico e real que tem o nome FIFA será o melhor disponível para jogadores e fãs de futebol”, disse Infantino. “O nome FIFA é o único título global original. FIFA 23, FIFA 24, FIFA 25 e FIFA 26, e assim por diante – a constante é o nome FIFA e permanecerá para sempre e continuará sendo o melhor.”

Ele acrescentou: “O setor de jogos interativos e esports está em um caminho de crescimento e diversificação incomparáveis. A estratégia da FIFA é garantir que possamos aproveitar ao máximo todas as opções futuras e garantir uma ampla gama de produtos e oportunidades para jogadores, fãs, associações-membro e parceiros.”

FIFA 22 no Steam

O que os fãs cogitam sobre todo esse movimento de separação e novos projetos, é que a FIFA já estava com a ideia de lançar um concorrente no mercado com outros parceiros, e por isso a oferta de contrato estar tão além do que costumava ser com a EA Sports. A licença FIFA acabou sendo um impedimento para as ambições da EA e acabou facilitando a possibilidade de entrada de um novo game no mercado.

Só resta esperarmos por mais detalhes das duas empresas sobre o futuro dos games de futebol. E o que você achou disso tudo? Comente com a GAMER_na_real!