Continuação do aclamado Horizon Zero Dawn, o Horizon Forbidden West teve sua produção prejudicada devido a pandemia mundial.
Horizon Zero Dawn foi considerado um dos melhores jogos da geração do Playstation 4. Ambientado em um mundo pós apocalíptico e futurista, onde máquinas dominaram a terra e vagam por todo território, saindo do controle da humanidade, o game teve o recorde em vendas da quarta geração dos consoles Playstation.
O segundo jogo, Horizon Forbidden West, estava previsto para ser lançado no final deste ano. Porém a Playstation Studios decidiu pelo adiamento do lançamento, com o principal propósito de não prejudicar a qualidade do jogo. Com a pandemia de Covid 19, várias restrições são aplicadas aos desenvolvedores durante os trabalhos, o que impactou bastante o tempo de desenvolvimento.
Em junho de 2020, quando o segundo jogo Horizon foi anunciado juntamente com o lançamento do PS5, Hermen Hulst, o então diretor da Playstation Studios, falou sobre o lançamento do game ser até dezembro de 2021, mas enfatizou que “nada era garantido”. E realmente ele estava certo quanto a isso.
No primeiro jogo, Horizon Zero Dawn, a localização de onde a história se passa não é definida pelos desenvolvedores, embora muitos fãs observadores acham o norte da Europa foi utilizado com principal referência de ambientação. No enredo, os humanos regrediram até as eras tribais, onde tem a caça e a coleta como principal forma de sobrevivência. Além do cenário selvagem, essas tribos convivem com ruínas do mundo tecnológico que foi dizimado pelo próprio ser humano.
A protagonista é Aloy, uma caçadora e arqueira que aprende desde cedo a derrotar e dominar essas criaturas em forma de máquinas mortais e selvagens. Estes têm como principais componentes metais e reservatórios elétricos, que são essenciais para a sobrevivência e para a criação de vários itens. Então, assim que Aloy derrota essas máquinas ela precisa revisar os cadáveres para encontrar esses itens.
Os jogadores têm várias formas de matar os inimigos, como criar armadilhas, disparar setas, utilizando explosivos, combate corpo a corpo, ou fazendo mortes silenciosas. O combate divide-se em três estilos distintos; um usa táticas furtivas, um outro mais orientado para o poder de fogo do jogador e um último focado na criação de armadilhas.
Também existe a possibilidade de criar novos itens através de materiais e partes mecânicas espalhadas pelo mundo. Através de um sistema de “regalias”, o jogador pode personalizar o seu personagem para melhorá-lo de acordo com o seu estilo ou forma de jogar.
O jogo é muito bem feito, com um enredo que teve altas pontuações da crítica, gráficos impressionantes e uma jogabilidade impecável. Sendo assim, os fãs esperam ansiosos o anunciado Forbidden West, que é a continuação do game.
Exemplo de jogo muito esperados por gamer e que foi lançado com vários “bugs” e com falhas de desenvolvimento foi o CyberPunk 2077, que foi adiado várias vezes justamente pelo fato da produtora CD Projekt não conseguir se adaptar aos prazos e restrições que a pandemia causou.
Justamente para evitar o descontentamento de quem está aguardando ansiosamente pelo lançamento que a produtora resolveu adiar a data do mesmo.
No segundo jogo da saga, a personagem principal Aloy terá como principal cenário a cidade de São Francisco, que está em ruínas devido ao apocalipse das máquinas. A famosa ponte Golden Gate já está confirmada como ponto turístico que aparecerá no cenário do jogo.
Nesse jogo terão novos monstros tecnológicos e será adicionado um planador, onde o jogador poderá utilizar para se movimentar entre penhascos, por exemplo. Conta também com novas armas, como bombas de fumaça, granadas adesivas e lanças arremessáveis. Um novo combo especial será adicionado a Aloy, chamado Surto de Coragem, que quando liberado faz com que a personagem adquira novas habilidades.
Além disso, uma nova facção será a principal inimiga de Aloy. Os Tenakth são uma tribo com habilidades de controlar e utilizar robôs para propósitos próprios. Alguns membros dessa tribo já apareceram em Horizon Zero Dawn, mas somente agora o jogo mostrará as habilidades deles, que utilizando das habilidades de dominação serão inimigos perigosos para Aloy.
Horizon Forbidden West está previsto para ser lançado nas versões PS4 e PS5. Ainda não foi declarado se será lançado futuramente a versão para PC. Horizon Zero Dawn tem disponibilidade nas versões para PS4 e PC, pela Epic e pela Steam.
Curte só o trailer legendado de Forbidden West:
Você que é GAMER_na_real como a gente, já jogou Horizon? Se já, deve estar ansioso tanto quanto nós pelo segundo lançamento. Conta pra nós aqui nos comentários!