Levando o título de Jogo do Ano, It Takes Two é um jogo que leva a experiência de cooperação entre amigos à outro nível
Diferente de muitos outros jogos, onde o objetivo principal é salvar o mundo, It Takes Two é um game totalmente cooperativo, onde o maior objetivo é os jogadores se ajudarem o tempo inteiro para poder seguirem na narrativa. O game passa a sensação de que nenhum jogador é mais importante que o outro, mas sim que um precisa do outro para continuar.
O jogo é de ação e aventura, e foi desenvolvido pela Hazelight Studios e publicado pela Electronic Arts sob o selo EA Originals. Foi lançado em 26 de março de 2021 para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X/S. It Takes Two não possui opção para um jogador, podendo ser jogado apenas em modo cooperativo online ou em tela dividida local entre dois jogadores. Após o seu lançamento, It Takes Two foi muito bem recebido pela crítica especializada e recebeu o prêmio de Jogo do Ano no The Game Awards 2021.
Um dos diferenciais do game nem é uma inovação. Com o aumento da tecnologia e da disponibilidade de jogos serem jogados de forma online, games com a premissa de tela dividida, onde dois players compartilhavam da mesma plataforma, se tornaram obsoletos, não sendo mais tão utilizados e nem mesmo produzidos pelas grandes produtoras. Mesmo assim, It Takes Two voltou com tudo com esse modo, e levou muitas pessoas a se relacionarem de forma cooperativa, sendo um jogo perfeito para jogar com filhos, namorados, pais, amigos, ou qualquer pessoa de forma presencial.
Justamente por isso, o game levou mais dois prêmios além de Jogo do Ano: Melhor Jogo Para Família e Melhor Jogo Multiplayer. Além disso, a história contada no game é de uma sensibilidade incrível, mostrando a realidade de uma família que está em crise e como eles trabalham juntos para voltarem a ser unidos como antes.
Cody e May são casados, mas estão considerando o divórcio depois de uma discussão em que o Cody cobra sua esposa sobre ela trabalhar o tempo todo, e ela ter argumentado que seu marido nunca mostra apreço pelo seu trabalho. Depois de contar para a sua filha Rose que eles estão se separando, a menina pega suas bonecas feitas à mão, que se parecem com seus pais, leva-as para o galpão da família e tenta consertar seu relacionamento com uma encenação.
Quando uma lágrima de Rose cai sobre as bonecas, os pais se encontram presos dentro do corpo delas. Após isso, o Dr. Hakim, um livro de terapia para relacionamentos, diz a May e Cody que ele recebeu a tarefa de tentar consertar o relacionamento dos dois enquanto eles tentam falar com a Rose.
O jogo apresenta um grande número de mecânicas de vários gêneros de jogos eletrônicos. Essas mecânicas de jogo estão ligadas à história e ao tema de cada nível. Por exemplo, em um dos níveis, o Cody ganha a habilidade de voltar no tempo, enquanto a May pode se replicar. Os jogadores devem cooperar um com o outro e utilizar essas habilidades para progredir. O jogo também conta com um grande número de minijogos.
Embora o tema seja complexo, que é a separação de casais e como os filhos lidam com isso, a história toda é bem tranquila e explicada de uma forma muito divertida e leve. O jogo em si tem muitos momentos cômicos que parecem ter saído de um desenho animado. Conforme o jogador vai avançando na aventura, mais doidas as coisas vão ficando.
O game todo é construído com muita criatividade, pois ao desenvolver da história sempre aparecem novas surpresas ou novos desafios que os jogadores devem enfrentar. Além de alternar a jogabilidade em diferentes formas, como de plataforma para um minigame totalmente diferente, em todos os momentos os dois personagens devem cooperar um com o outro, as vezes utilizando de habilidades que cada um tem, mas que se complementam para enfrentar o desafio.
Embora o jogo mude, o controle de personagens não é complexa. O game se desenrola de forma leve e tranquila, não precisando ter medo de acabar morrendo, por exemplo, pois se o parceiro estiver vivo o outro renasce instantaneamente, e se acaso os dois morram, eles retornam à um checkpoint. Ou seja, o game não exige que o jogador seja habilidoso, mas sim que se mantenha utilizando da cooperação como principal ferramenta para avançar.
It Takes Two é um jogo muito bonito mesmo que ele não utilize todo o poder do hardware que está disponível. Os cenários são enormes e possuem bastante detalhes interessantes. Como os personagens são bonecos, os desenvolvedores usaram a oportunidade para oferecer particularidades únicas em cada um dos locais visitados.
Os modelos dos personagens também são bem detalhados e bonitos. Efeitos de iluminação são bem utilizados e, em alguns casos, ajudam até mesmo a passar uma certa sensação de aventura aos jogadores. Os gráficos ajudam a transmitir a mensagem que os bonecos controlados foram criados por uma garotinha e que tudo à sua volta é realmente um mundo mágico.
Complementando os bons gráficos estão os efeitos sonoros e vozes. A música do jogo é muito boa, utilizando melodias que podem ser reconhecidas de desenhos e filmes antigos. As melodias mudam conforme a ação na tela, e se tornam mais veloz quando cenas de ação acontecem, e calma quando a dupla de heróis estão apenas descobrindo coisas novas.
As vozes dos personagens também são muito boas e bem adequadas aos bonecos e outras criaturas que são encontradas na aventura. Existem alguns casos de voz bem icônicas que ajudam a caracterizar um ou outro personagem, como o livro Dr.Hakim, que possui voz de galã mexicano, ou o esquadrão de esquilos que possuem vozes de soldados de filme americanos.
É bem divertido que os desenvolvedores quiseram dar essa variedade aos seus personagens e tornar a experiência em algo ainda mais legal. Apesar de não existir dublagem em português, legendas em nossa língua estão disponíveis e isso ajuda bastante.
Enfim, é um game muito bem construído, com uma temática bem atípica para games mas que leva a muitas reflexões, porém de forma divertida e dinâmica. É também um jogo perfeito para jogar com outra pessoa, levando a relacionamentos de ajuda e cooperação. Vale a pena dividir um tempo (e a tela) com quem você gosta para aproveitar It Takes Two!
E você, já jogou esse game? Se não, pretende jogar? Comenta aqui com a GAMER_na_real!