Relembre alguns dos melhores games do PlayStation 2, console que marcou a geração gamer nos anos 2000
No início do ano 2000, a Sony lançava o segundo console da geração PS: o PlayStation 2. Sucesso indiscutível dentre uma geração de gamers no mundo todo, era algo revolucionário e tecnológico, principalmente pela sua inovadora função de conexão online (na época por cabo de rede). O console vendeu mais de 155 milhões de unidades no mundo todo.
Mas não foi só isso que marcou o segundo console da franquia PlayStation. Muitos dos seus jogos marcaram a infância, adolescência e até hoje fazem sucesso com muitos adultos por aí, que amam a nostalgia que esses games trazem.
Acompanhe e relembre agora alguns dos maiores e melhores games do PlayStation 2.
Beyond Good & Evil
Lançado em novembro de 2003 pela Ubisoft, Beyond Good & Evil conta a história e as aventuras de Jade, uma repórter investigativa e artista marcial, que trabalha com um movimento de resistência para revelar uma sinistra conspiração alienígena. O jogador controla Jade e aliados, resolvendo quebra-cabeças, lutando contra inimigos e obtendo provas fotográficas.
Bully
Em outubro de 2006, a Rockstar lançou um dos games mais marcantes da geração PS2: Bully. Situado na cidade fictícia de Bullworth, a história para um jogador segue o estudante delinquente juvenil James “Jimmy” Hopkins, que está involuntariamente matriculado na Bullworth Academy por um ano, e seus esforços para subir na hierarquia do sistema escolar para colocar um fim ao bullying.
O game recebeu bastante crítica devido a violência, palavras de baixo calão entre outras atitudes consideradas de má influência para adolescentes em idade escolar, como narrado no decorrer do game. Inclusive, Bully chegou a ser banido no Brasil por um tempo, voltando a ser comercializado logo depois.
God of War
Em God of War, os jogadores controlam Kratos, um guerreiro espartano que é enviado pelos deuses gregos para matar Ares, o deus da guerra . À medida que a história avança, Kratos é revelado como o ex-servo de Ares, que foi enganado para matar sua própria família e é assombrado por pesadelos terríveis.
O game lançado em 2005 deu início a uma das maiores séries de games já existentes. O próximo game da saga, God Of War: Ragnarok, está previsto para lançamento em setembro desse ano para as novas gerações de console.
Grand Theft Auto (III, Vice City e San Andreas)
Está certo que esse não é um jogo, mas três dos mais aclamados games lançados para PS2 pela Rockstar. Com certeza quem é do mundo gamer conhece ou já jogou ao menos um (ou todos) os jogos da franquia GTA.
Em GTA III, a Rockstar Games revolucionou os jogos de ação e mundo aberto ao apresentar uma Liberty City totalmente tridimensional. A imensa variedade de carros e itens, aliadas à liberdade plena para explorar a metrópole como quiser, fizeram deste game um clássico em pouco tempo.
GTA Vice City foi produzida em cima dos acertos de GTA III e adicionou um ingrediente secreto que dificilmente falha: nostalgia. Ambientado nos anos 80, o game recria bem o espírito da época, com músicas, roupas e referências mil à cultura pop.
Mas o que poderia ser melhor do que uma cidade 3D para explorar livremente? Que tal um estado, com várias cidades? Esta é a premissa simples e impressionante de GTA: San Andreas, que apresenta uma versão Rockstar de boa parte da Califórnia – e até sua própria versão de Las Vegas.
Need for Speed Underground
Poucos games da franquia Need for Speed são lembrados com tanto carinho como Underground (e, claro, sua sequência). As possibilidades de tuning nos veículos, a ótima trilha sonora e o hipnotizante visual noturno dão o tom em uma experiência rápida e intensa. O jogo é todo baseado em corridas ilegais de rua, e o jogador vai aumentando sua reputação como corredor, além de melhorar seus carros e adquirir novos.
Silent Hill 2
Enquanto o primeiro Silent Hill surpreendeu muito no PS1, a sequência apostou no ‘maior e melhor’ para consagrar de vez o nome da série com uma narrativa complexa e cheia de camadas. Entre diversos sustos, o título marcou a estreia de Pyramid Head, monstro tenebroso que se tornou sinônimo de Silent Hill.
O game centra-se em James Sunderland, um viúvo que viaja para a cidade de Silent Hill depois de receber uma carta de sua esposa morta informando que ela está esperando por ele. Depois que ele chega na cidade, o terror começa de fato. A franquia Silent Hill é considerada um dos melhores games de terror de todos os tempos.
Shadow of the Colossus
Um clássico do Team ICO, Shadow of the Colossus é certamente um dos games exclusivos mais marcantes do PS2. O jogo se concentra em um jovem, conhecido apenas pelo público como Wander (ou “o Wanderer”), que é encarregado de encontrar e matar dezesseis colossos que residem em uma extensão de terra desolada, na esperança de ressuscitar uma garota sacrificada chamada Mono. Logo se inicia a epopeia do jovem e a sua égua Agro por um mundo vasto para derrotar os colossos numa missão difícil, engenhosa, trágica e extremamente cativante.
Metal Gear Solid (Sons of Liberty e Snake Eater)
Mais um combo de grandes games de PS2. A franquia Metal Gear também se consagrou na segunda geração do console da Sony, assim como GTA.
Muito se esperava da sequência de um dos títulos mais impressionantes do PS1, mas o Sons of Liberty entregou ainda mais. Seja na complexidade da jogabilidade, no capricho dos cenários ou nas surpresas mil do roteiro, incluindo uma mudança inesperada de protagonista. Mesmo tantos anos depois, Metal Gear Solid 2 segue como um dos games mais surpreendentes do aparelho.
Para evoluir, a série Metal Gear voltou ao passado em Snake Eater e mostrou a origem de Big Boss, antigo vilão da franquia e “pai” de seu personagem principal, Solid Snake. Claramente inspirado em filmes de espionagem, o título da Kojima Productions original traz diversas referências, um inovador sistema de camuflagem e personagens extremamente carismáticos.
Menção honrosa
Citamos apenas alguns dos games mais jogados em PS2, mas não poderíamos deixar de citar muitos outros games que marcaram gerações e sempre serão lembrados pelos jogadores, entre eles:
Burnout 3 Takedown
Dark Cloud 2
Devil May Cry (1 e 3, pois o 2 foi bem decepcionante)
Enter the Matrix
Final Fantasy X, XI e XII
ICO
Kingdom Hearts
The Lord of the Rings: The Two Towers
Max Payne
Prince of Persia: The Sands of Time
Resident Evil (4 e Code Veronica X)
Splinter Cell
Tony Hawk’s Pro Skater 3
E você, tem algum game do PS 2 que te marcou e não foi citado aqui? Conta aqui para a GAMER_na_real!