“Climão” entre Sony e Microsoft fica mais evidente durante essa semana

Desde o início do ano, quando a Microsoft anunciou a compra da Blizzard, o mercado de games tem sido bastante movimentado entre a Sony, dona da PlayStation e a Microsoft com seu Xbox. O futuro dos exclusivos e a disponibilidade de games em diferentes consoles tem se tornado assunto de influência global no muno dos games.

Durante essa semana o clima entre as duas gigantes dos games esquentou com um anúncio feito pela Microsoft, alegando que a Sony tem pagado por “direitos de bloqueio” às desenvolvedoras de games, o que, de acordo com a dona da Xbox, tem dificultado o crescimento de seu catálogo na Game Pass. A acusação está disponível em um documento apresentado ao CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

“A capacidade da Microsoft de continuar expandindo o Game Pass tem sido obstruída pelo desejo da Sony de inibir tal crescimento. A Sony paga por direitos de bloqueio para impedir que desenvolvedores adicionem conteúdo ao Game Pass e outros serviços de assinatura concorrentes”, alega o documento.

Além disso, a Xbox também responde sobre o monopólio de mercado, dizendo que a opinião da empresa japonesa é “isolada” e que “o Game Pass ameaça competir de forma mais efetiva com o modelo buy-to-play, adotado com bastante êxito pela Sony”.

Recentemente, em uma entrevista ao Yahoo Finance Live, o analista Michael Pachter disse que com a inclusão dos jogos da Activision Blizzard ao serviço de assinatura do Xbox, o número de usuários poderia chegar a 100 milhões.

Pachter também ressaltou não haver motivos para que o FTC (órgão fiscalizador da transação) se posicione contra a compra da empresa e que os trâmites devem estar concluídos até no máximo a metade de janeiro de 2023.

Mesmo depois das acusações da Microsoft, a alegação feita contra a empresa Sony não é tão simples de ser averiguada. Vale ressaltar que não ficou claro sobre qual questão exatamente a Microsoft pode estar se referindo, pois contratos para a publicação de jogos são complexos, especialmente quando envolvem direitos de streaming e exclusividade, mesmo que temporária.

Resta agora aguardar que as autoridades responsáveis avaliem todos os pontos levantados, e só então descobriremos como essa treta vai desenrolar. Mas e você, é team Xbox ou team PS? Comente aqui com a GAMER_na_real!

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
O que achou desta notícia? Comente...x