Nvidia aumentou a sua fatia de produção, a alta foi impulsionada por conta da popularização da série RTX 30
Dados fornecidos pela Steam mostram a popularização da série RTX 30, pois ela saltou de 3,69% em abril para 7,75% em agosto do total das placas de vídeo em circulação.
Esses dados também apontam que a maior parte dos usuários de GPUs tem produtos da linha GTX 10, lançada em 2016, mas, apesar disso, ela vem sendo substituída, passando de 29,65% em abril para 26,54% em agosto.
E a segunda série mais popular da Nvidia segue sendo a GTX 16, ela teve um aumento tímido, menos de um ponto percentual – agora ela ocupa 17,47% da fatia de mercado.
Mas e em relação a números de modelos individuais? Nesse caso, vários produtos apareceram nos dados da Steam pela primeira vez, como a RTX 3070 Ti, RTX 3080 Ti, RTX 3050 Laptop GPU, RTX 3050 Ti e RTX 3050.
E da AMD apenas a Radeon 540X Series e a RX 6800M tiveram seus dados divulgados pela primeira vez e, quando somadas, elas representam 0,06% do mercado.
Um detalhe importante de destacarmos é que os dados das pesquisas da Steam não têm uma metodologia muito clara e, além disso, eles não fazem muita questão de dar explicações sobre como esses dados são gerados. Alguns exemplos do passado podem trazer alguma desconfiança, então vamos ficar de olho.
E, pra finalizar, a soma dos números da pesquisa não fecha 100%, ela considera apenas GPUs que suportam o DirectX 12, pra eliminar alguns dos modelos mais antigos e outros integrados a CPUs da Intel.
O que você acha desses dados, fez sentido pra você? Conta pra gente aqui nos comentários!
Abração e até a próxima, GAMER_na_real 😉
Fonte: CanalTech/Tom’s Hardware