Quando vídeo game passa a ser coisa de gente grande, os benefícios ficam aparentes!

Os vídeo games ganharam o mundo a partir da década de 70, onde os primeiros jogos eletrônicos começaram a surgir de forma doméstica, ganhando espaço na casa das pessoas. De início, algo que era um entretenimento focado em crianças, logo foi ganhando muito espaço entre os adultos. Sendo assim, muitos foram os benefícios para os adultos que os games trouxeram.

Atualmente grande parte de gamers no mundo todo são adultos, ganhando mais espaço entre os nascidos no final dos anos 80 e toda a década de 90, onde os games ganharam força total de mercado. Hoje, o mercado de jogos eletrônicos é o mais movimentado mundialmente, superando inclusive a indústria musical e cinematográfica, com faturamento mundial previsto até o fim de 2023 de 200 bilhões de dólares, de acordo com a Forbes no início deste ano . Além disso, muitas foram as pesquisas criadas em cima da premissa “o que os jogos eletrônicos influenciam nas pessoas”, incluindo, principalmente, os benefícios que os mesmos tem sobre os adultos.

Definindo como jogos eletrônicos todos os games que utilizam tecnologia capaz de enviar imagens à um monitor com o qual o jogador interage a partir das imagens exibidas, sabemos que o uso excessivo também pode levar à complicações, assim como qualquer atividade em excesso deva ser evitado. Mas vamos ao que mais importa aos gamers de plantão: quais são os benefícios de uma gameplay de qualidade?

Quais os benefícios?

Games em geral são ótimos para desenvolvimento de coordenação motora, capacidade de raciocínio rápido, agilidade em melhores escolhas de decisões e principalmente em incentivar a socialização e trabalho em equipe. Mesmo esses efeitos serem bem notados quando trabalhados em crianças e adolescentes, não devemos descartar que os mesmos são trabalhados nos adultos. Além disso, a pandemia foi o auge da socialização por meio digital, e os games ajudaram muito nisso!

Exercício para a mente

Assim como todas as máquinas, nosso cérebro também vai perdendo sua capacidade com o passar do tempo. Mas também como toda máquina, uma manutenção bem feita prolonga sua vida útil imensamente! Jogos de vídeo game ajudam muito na capacidade de raciocínio lógico, na habilidade com imagens e memorização, com a capacidade de prestar atenção em vários detalhes ao mesmo tempo, além de ajudar com a capacidade de tomada de decisões rápidas e coerentes.

Assim, quando um game que começa em um nível mais brando em dificuldade, e conforme o jogador vai elevando esse nível a dificuldade vai aumentando, o cérebro começa a ampliar sua capacidade hábil, a fim de tornar possível passar por todas as fases, mesmo ela sendo cada vez mais difícil. A não ser que você esteja jogando Cuphead, por que nesse sim é um baita teste cerebral!

Capacidade motora

Por mais que os movimentos corporais possam ser limitados em determinados consoles, jogos de vídeo game exigem muita habilidade em prestar atenção em tudo o que acontece em uma tela e ao mesmo tempo com o movimento dos dedos em um joystick, por exemplo. Embora você possa começar um jogo morrendo várias vezes, ou perdendo partidas, afinal ninguém começa um game dominando-o, a sua capacidade motora vai melhorando com o tempo e seus reflexos irão melhorar. Logo esse é um ótimo exercício de aprimoramento motor.

Antiestresse

Vai dizer que não é a melhor coisa do mundo chegar em casa depois de um dia corrido de trabalho, sentar numa poltrona confortável, ligar o console e colocar aquele game espetacular, com uma trilha sonora envolvente e uma gameplay que imerge o jogador naquele mundo totalmente fora da loucura cotidiana. Sabemos sim que livros, música, filmes, aquele barzinho com amigos, um cinema com a/o crush também são ótimas opções (inclusive aqui nesse blog incentivamos muito isso!), mas um game na tranquilidade do seu lugar preferido (casa) também é algo definido como um dos melhores antiestresses da atualidade.

Inclusive, jogos ajudam no desenvolvimento da auto confiança, na auto realização (quando você finalmente passa aquele Boss impossível em Dark Souls) e alivia a sensação de pressão e estresse de um dia conturbado, por exemplo.

Adquirindo conhecimento

Jogos, ao contrário do que muito foi pensado há muito tempo, ensinam (e muito!) novos conhecimentos em diversas áreas! Os quizzes, por exemplo, são jogos de perguntas e respostas com diversos temas, havendo até competições entre os gamers de quem chega a pontuações maiores de conhecimento. Outros games são os de simulação, que de certa forma ensinam a funcionalidade de determinado setor, como por exemplo, Flight Simulator, que leva o jogo à um nível quase idêntico à realidade com as funcionalidades que disponibiliza ao pilotar um avião no game.

Além disso, qual o gamer que nunca aprendeu algumas expressões em outras línguas nos games (principalmente o inglês)? Galera que jogava, tanto em console quanto em PC, entre anos 90 e 2000 quase não conhecia jogos traduzidos. Então passava de fase mais na raça do que entendendo as dicas que o game fornecia! Hoje em dia, existem até games focados na aprendizagem de outros idiomas.

Em suma, games são sim muito benéficos! Use-os com responsabilidade e seja feliz nas melhores gameplays possíveis! Mas e aí, lembrou de outro benefício que os games trazem para você? Comente aqui com a GAMER_na_real!

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
O que achou desta notícia? Comente...x